Frases


"Quem nasce botafoguense, nasce eterno. Nos dribles de Garrincha, No brilho de Nilton Santos, Na voz rouca da torcida, No punho erguido apontado para as estrelas. Para o botafoguense,o sangue não é vermelho. É preto e branco.
Para o botafoguense, a bandeira não é o seu símbolo. É a sua história. Porque para o botafoguense, futebol não é uma paixão. É a sua vida."

"O Botafogo tem tudo a ver comigo: por fora, é claro-escuro, por dentro, é resplendor; o Botafogo é supersticioso, eu também sou. O Botafogo é bem mais que um clube – é uma predestinação celestial. Seu símbolo é uma entidade divina. Feliz da criatura que tem por guia e emblema uma estrela. Por isso é que o Botafogo está sempre no caminho certo. O caminho da luz. Feliz do clube que tem por escudo uma invenção de Deus."
Armando Nogueira, jornalista.

"No Rio, a formação da identidade passa, também, pela eleição de um time de futebol. O poeta, fiel à sua infância, escolhe o ‘Botafogo Futebol Clube’. Não freqüenta os estádios. Não lê o noticiário. Não ouve as transmissões pelo rádio. Mas, se perguntarem seu time, afirma: ‘Botafogo’. Não se trata de uma paixão, mas de uma senha para a cidadania."
Vinícius de Moraes, escritor


"Do céu ao inferno, da euforia inesperada à mais cava depressão! Nada tão Botafogo como isso! Tantas pedras no caminho e, a cada novo amanhecer, o amo mais."
Paulo Marcelo Sampaio

"Não é modismo nem boa fase que me fazem orgulhoso. Tampouco a derrota que me abate e causa desinteresse. O que me faz alegre a cada conquista e me rouba lágrimas a cada derrota é a paixão pelo Botafogo.

“Ser Botafogo é escolher um destino e dedicar-se a ele. Não se pode ser Botafogo como se é outro clube: você tem que ser de corpo e alma."
Mário Filho, jornalista


"Assim é o botafoguense. Ele não sofre, se purifica. Os invejosos desafiam, dizem que os alvinegros são poucos. Equívoco; são relíquias. E preciosidade não se encontra às pencas no boteco da esquina."


"Torcer pelo Botafogo é ser melhor. No peito de um botafoguense não bate um coração, e sim brilha uma estrela solitária e soberana! "

"Botafogo é um menino de rua perdido na poética dramaticidade do futebol
Paulo Mendes Campos

O Botafogo é o clube mais passional, mais siciliano, mais calabrês do futebol brasileiro
Nélson Rodrigues

"O Botafogo é eterno, efêmeros somos nós que o amamos."

"Eu não sou Botafogo doente. Doente é quem não torce para o Botafogo.

"Porque para nós, só existe o Botafogo. O resto é só futebol"

Quer sua frase aqui. Envie para torcedoresbfr@hotmail.com  
Não se esqueça de enviar o nome.